quinta-feira, 14 de maio de 2020

HISTÓRIA Atividades Turmas 1º, 2º, 3º anos Regular e Tempo Integral/ Prof. Perivaldo e Jucileide

Atividade Semanal de História 

Turmas A Integral, AM, BM, CM, AV, BV, CV, DV(Regular), A, B Integral, AM, BM, AV, BV(Regular), A, B Integral, AM, BM, AV(Regular), Eixo VI.
Professores: Perivaldo e Jucileide

Prezad@ Alun@!! Tudo bem!!
Espero encontrar cada um de vocês e seus familiares com saúde, paz interior e FÉ! Isso tudo vai passar!!
#ficaemcasa #seprecisarsairusemascara
Para concluir a nossa atividade semanal é preciso ler e interpretar os textos e imagens propostos e copiar e responder as questões em seu caderno.
Coragem, Estuda! Força e FOCO!!


TEXTO 1 - Gênero: Notícia

Leia o texto a seguir e copie as questões e responda:

Epidemias que ajudaram a mudar o rumo da história




 O surto de coronavírus está mudando dramaticamente a maneira como milhões de pessoas em todo o mundo vivem suas vidas.

Muitas dessas mudanças serão temporárias. Mas doenças ao longo da história tiveram enormes efeitos a longo prazo: desde a queda das dinastias, passando pelo aumento no colonialismo, e chegando ao esfriamento do clima.


Quais foram as piores epidemias da história?
Epidemia da gripe H1N1 fez com que passageiros e funcionários de companhias usassem máscaras de proteção.




 Foto: Valter Campanato/ABr

Quando se fala em quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou um terço da população europeia (estimada em 75 milhões de pessoas). A peste é transmitida por uma bactéria, que tem como vetor a pulga do rato. A vítima é picada pelo inseto e o patógeno entra no sistema sanguíneo. De lá, ela pode se alojar nos gânglios, criando os bulbos, mas também pode ir para o sangue, criando uma infecção generalizada, ou ainda comprometendo os pulmões. Quando a bactéria era responsável por uma pneumonia, passava a ser expelida pelas secreções e a doença era transmitida de uma pessoa a outra, facilitando sua disseminação. "A mortalidade foi grande porque, na época, não havia antibióticos e a população não entendia como a bactéria se disseminava", explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari. O médico ainda conta que a bactéria nunca desapareceu, mas depois de varrer a Europa continuou vivendo nos ratos e, de tempos em tempos, causava pequenos surtos da doença. Até hoje é possível encontrar a peste bubônica em algumas regiões do mundo, mas atualmente ela é facilmente curada com a ajuda de antibióticos.

Outra epidemia importante é a que dizimou os povos indígenas nas Américas. Quando os europeus chegaram ao Novo Continente, trouxeram consigo doenças desconhecidas dos nativos, como a varíola, o sarampo e a gripe. "As pessoas não dão muita ênfase a essa epidemia porque ela foi progredindo e durou um grande período de tempo. Mas entre os séculos 16 e 19, essas três doenças mataram mais de 80% da população indígena do continente", afirma Stefan. Também entra no ranking de epidemias mais mortais a da gripe espanhola, que surgiu em 1918. "Há polêmica sobre o número de vítimas que o vírus causou. Mas, em dois anos, entre 20 e 40 milhões de pessoas morreram em decorrência da gripe", diz Stefan. Ele conta que a taxa de mortalidade da doença variou muito. Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, ficou em cerca de 0,5% (muito próxima à da gripe comum), mas em nações como a Índia, até 6% dos infectados morreram. Depois de se espalhar pelo mundo, a gripe espanhola sumiu quando a população desenvolveu anticorpos, deixando de ser suscetível à doença. A partir de então, o vírus sofreu mutações e passou a causar gripes comuns. "Algo similar deve acontecer com a gripe H1N1 (a gripe suína). Ela deve ficar em circulação até o final de 2009 e, depois, as pessoas devem criar anticorpos para o vírus", afirma Stefan.














Fontes: Quais foram as piores epidemias da história. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1130/quais-foram-as-piores-epidemias-da-historia.

Acesso em 26 março 2020.

ATIVIDADE:
1.  Sobre a história das epidemias,responda. a) O que mais lhe chamou atenção no texto?

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b)   Quais foram as populações apontadas no texto que sofreram o maior índice de doenças na história?

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2.  Faça um levantamento de 3 países mais atingidos pelas epidemias atuais, sarampo, gripe, febre amarela, e pesquise sobre quais medidas estão sendo tomadas para diminuir ou evitar a propagação delas.

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INVESTIGANDO:


3.      Entreviste três pessoas (através do whatsapp ou por telefone) e peça-lhes que contem alguma história de doença na família.




Entrevistado 1

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Entrevistado 2

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Entrevistado 3

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Numere de acordo com o texto:

1- Peste Negra





2- Varíola
 




3- Gripe Espanhola

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Os europeus chegaram ao Novo Continente, trouxeram consigo, ela foi progredindo e durou 

um grande período de tempo. A doença atormentou a humanidade por mais de 3.000 anos. 

Até figurões como o faraó egípcio Ramsés   II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luís XV 

da França tiveram a temida “bixiga”. A vacina foi descoberta em 1796.




(     )

A peste bubônica ganhou o  nome  por  causa  da  pior epidemia   que   atingiu   a Europa, no século 

14. Ela foi   sendo   combatida   à medida que se melhorou a higiene e o saneamento das cidades,    

diminuindo a população de ratos urbanos. 



(     )
Também entra no ranking de epidemias mais mortais, o vírus Influenza é um dos maiores carrascos da humanidade. A mais grave epidemia foi batizada de gripe espanhola, embora tenha feito vítimas no mundo todo. No Brasil, matou o presidente Rodrigues Alves.





TEXTO 2

“Os idosos estão entre os grupos mais acometidos por complicações do novo coronavírus.”




Fonte:(Ilustração: Syuzanna Guseynova/Getty Im

Ser idoso no Brasil

No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741 de 1 de outubro de 2003) é um estatuto no qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. Por essa lei em vigor os filhos maiores de 18 anos são responsáveis pelo bem estar e saúde dos pais idosos. Por essa lei, em vigor no Brasil, é considerado idoso as pessoas a partir dos 60 anos de idade e impõe as penalidades a quem infringir a lei.

Fonte:  Estudo   do   Idoso.  Disponível  em:    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_do_idoso.             Acesso      em: 26.mar.2020

Observe os números da pesquisa realizada pelo IBGE e a projeção para o futuro no que se refere à população de idosos no Brasil:


FONTE: IBGE,2020.



1.   De acordo com o texto, os idosos estão cada vez mais propícios ao risco epidêmico do coronavírus. Pensando nos dados apresentados pela pesquisa realizada pelo IBGE, responda as seguintes perguntas.

a)  Ao comparar o número de idosos entre 2007 e 2017, o que podemos concluir?

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b)   Com base nesse resultado, qual a projeção para 2027?

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c)  Quais seriam os desafios do governo diante da epidemia do coronavírus para manter esses resultados?

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 O que significa expectativa de vida?


Trata-se do número médio de anos que a população de um país viverá. Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.

De acordo com Agência de notícias do IBGE, entre 2015 e 2016, a expectativa de vida do brasileiro, ao nascer, passou de 75,5 para 75,8 anos, o que representa um acréscimo de três meses e onze dias à sua existência.

Apesar do crescimento contínuo na expectativa de vida, o Brasil ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça, que, em 2015, tinham o indicador na faixa dos 83 anos.



Chamamos de expectativa de vida, ou esperança de vida, o número médio de anos que uma pessoa poderá viver em certo lugar com base na análise de vários fatores.



2.  Escolha um país no mapa-múndi político. Descubra qual a expectativa de vida nesse lugar e as razões que a determinam.

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TEXTO 3





A História da charge e do meme




Charge

  De origem francesa, "charger" quer dizer "carga", ou seja, o uso exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica.No Brasil, surgiu num contexto de informação sobre a abolição dos escravos.

  A ideia de usar desenhos foi do barão de Santo Ângelo (Manuel José de Araújo Porto-Alegre,





 escritor do romantismo, político e jornalista, pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de








arte, professor e diplomata brasileiro e primeiro e único Barão de Santo Ângelo).



  A intenção dos desenhos foi de informar a maioria da população que era analfabeta.

  Em momentos diversos da história do Brasil, a charge foi amada e criticada.
 Em episódios de comoção mundial como na luta contra o nazismo, a charge teve seu papel de informação.


Charge do Segundo Reinado, onde há uma questão religiosa sendo debatida entre o Imperador Pedro II e o Papa Pio IX. No prato do Papa, há macarrão e a palavra Syllabus, que era um documento que condenava os erros da civilização moderna.



Charge que ilustra a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro em 1902. A ilustração faz uma alusão do médico Oswaldo Cruz como Napoleão, e a população numa guerra contra a vacinação obrigatória.


Meme









  O termo “meme” foi definido pela primeira vez por Richard Dawkins em 1976 no seu livro “O Gene Egoísta”, e vem da palavra grega “mimeme” (que significa “algo que é imitado”)

  O mesmo meme pode ser usado em diversos contextos.

  Muitos memes podem ser usados para crítica de algum assunto.


  Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Meme crítica. Disponível em: https://twitter.com/Vini_vecchii/status/1109867950994059264 . Acesso em:1 de ab. 2020.



Fonte: Critica Social. Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/detail/2406666/critica-social. Acesso em 1 de ab. 2020.



HORA DE MOSTRAR A APRENDIZAGEM:

1.  Você já viu alguma charge em jornal escrito? O que chamou a sua atenção?

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2.  Que tipo de memes você já viu na internet?

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3.  Crie um meme retirando imagens de qualquer fonte de pesquisa, acrescentando uma frase ou crítica.







PARA SABER MAIS:

História das epidemias:
Fonte: Quais foram as piores epidemias da história. Disponível em:
2020.
Fonte: Grandes epidemias ao longo da história. Disponível em:

Idoso no Brasil

Fonte:   Estudo   do   Idoso.   Disponível   em:   https://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_do_idoso.   Acesso    em:

26.mar.2020.


A história da charge e do meme

Fonte:             Questões              religiosas              do              segundo             reinado.             Disponível              em:

Acesso em 26 marc.2020.

Fonte: Meme crítica. Disponível em: https://twitter.com/Vini_vecchii/status/1109867950994059264 . Acesso em:1 de ab. 2020.

Fonte: Critica Social. Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/detail/2406666/critica-social. Acesso em 1 de ab. 2020.


OBS.: Ao Finalizar sua atividade fotografa e posta no nosso grupo de História no Whatsapp!!

 Não deixa atividade acumulada!!
Cuida da mãe, do pai, da sua casa, se CUIDA!!

BOA SORTE!  FICA EM CASA!
Um Abraço Virtual!




















































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